Você sabe o que é aquaplanagem?

Por Diego Sanches

É muito bom dirigir com aquela chuvinha caindo, o vento entrando pelas janelas, dá aquela sensação de liberdade, não é? E se eu te contar que dirigir na chuva pode esconder um grande risco, a chamada aquaplanagem. Você sabe o que é isso? Não? Então deixa que eu te explico.

Quando chove, as pistas ficam com muita água acumulada e essa água pode fazer com que o carro perca a aderência com o asfalto. Esse é o momento que acontece a aquaplanagem. É aquela famosa sensação de que o carro está flutuando. 

Segundo dados da Polícia Federal Rodoviária, a aquaplanagem pode aumentar em até 40% o risco de acidentes nas estradas, por isso, todo cuidado é pouco.

Para você ter certeza de que o carro está aquaplanando, você tem que perceber se a direção do carro está ficando mais leve e se o motor está girando com mais força, esses são os dois principais fatores que atestam.

Ninguém está livre de passar por isso, mas tem como se proteger quando isso acontece, vamos a algumas dicas para te ajudar:

Quando sentir que o carro está aquaplanando, não se desespere, basta você manter a calma e procurar parar o carro aos poucos – mas realmente aos poucos – para não piorar a situação; não faça uma frenagem de forma brusca; mantenha a direção do carro reta, pois assim você terá um maior controle do carro; mantenha a distância do carro da frente para poder ter mais segurança. E o mais importante de todas as dicas: sempre verifique o estado de seus pneus, pois quanto melhor estiver os seus pneus, menos riscos você terá de passar por uma aquaplanagem. Quando começar a chover, reduza a velocidade imediatamente!

Todo motorista já passou ou passará um dia pela aquaplanagem, mas agora sabendo como passar fica mais fácil de agir, né?

Gostou das dicas?


Se precisar, entre em contato com a sua Assistência 24h e mantenha seu veículo protegido.