Você tem feito manutenção no seu ar condicionado?

Por Diego Sanches

Nada melhor do que em um dia quente entrar no carro e sentir aquele frescor do ar-condicionado ligado, né? Mas e se eu te perguntar: faz quanto tempo que você não faz a manutenção no ar-condicionado do seu carro?

Ter o ar em perfeito funcionamento é essencial para manter o clima dentro do carro, porém ele também é fundamental para preservar a saúde dos passageiros. Isso porque quando o ar está da forma ideal, seu filtro acaba impedindo a passagem de alguns gases que o carro produz e que é nocivo para o ser humano, como o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e o silício.

O ar precisa de manutenção a cada 10.000 km rodados ou 12 meses de uso, o que acontecer primeiro. No entanto, o próprio motorista pode identificar sinais de que o sistema de ar condicionado está dando problemas, o sinal mais claro é quando o ar começa a exalar um mau cheiro. Outro sinal bem comum são alguns ruídos incomuns e a força de gelar o ambiente. Se seu carro está dando um desses defeitos é recomendado você levá-lo a um profissional especializado.

Em uma entrevista, Erwin Franieck, o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, SAE, deu uma dica excelente para poder preservar o ar-condicionado e não precisar fazer manutenção precoce. Essa dica é ligar o ar com frequência, evitando muito tempo de inatividade do sistema, pois essa inatividade acaba acumulando sujeira indevidas e deteriorando o sistema.

Agora que você já sabe algumas informações sobre a importância da manutenção do seu ar-condicionado, fique ligado e se precisar leve seu carro para um profissional especializado.

Gostou da dica?