Como assaltantes escolhem carros para roubar ou furtar

Por Diego Sanches

Pesquisas afirmam que cerca de 53% dos carros tomados por criminosos em cidades brasileiras, foram por decorrência de furtos, e somente 47% são através de roubo. A maioria desses carros são populares e isso se dá pela grande procura no mercado ilegal de peças automotivas. 

Quanto aos roubos, os criminosos procuram atacar pessoas que estejam em lugares de curta duração, ou seja, lugares como: farmácias ou padarias, pois as pessoas tendem a ficar mais desatentas. Uma grande arma para não ser pego de surpresa é ser o mais atento possível.

Nos furtos, a estratégia dos criminosos é um pouco mais complexa, pois envolve conhecer um pouco mais sobre a mecânica dos carros. Existem duas técnicas muito utilizadas, porém a mais conhecida é a utilização dos “chapolins”, que são inibidores de frequência. Eles funcionam da seguinte forma: os proprietários saem dos carros e pensam que travaram as portas, mas esse inibidor atrapalha o sinal da chave e assim as portas ficam abertas. Nesse momento, os criminosos entram no carro, fazem a ligação direta e saem sem serem notados.

Os lugares “preferidos” dos criminosos no furto são lugares onde o motorista permanece por bastante tempo, como: estádios de futebol, hospitais, estações de trem e igrejas.