Motoristas comportados poderão ter desconto em pedágios

Por Diego Sanches

Já ouviu aquele dito popular: “tudo que vai, volta”? O CONTRAN quer premiar os motoristas que não cometerem infrações de trânsito em pelo menos 12 meses. De acordo com o site do Autoesporte, os condutores poderão receber benefícios concedidos por órgão públicos, como o Detran, e até por empresas privadas, como as concessionárias responsáveis pelas estradas.

Essa resolução foi publicada no dia 9 de maio deste ano, pelo Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, e se chamará Registro Nacional Positivo de Condutores, ou nas siglas, RNPC. Ela será um cadastro para premiar os motoristas que não receberam pontuações em sua CNH em 12 meses.

Entre as bonificações, estão inclusas: isenção de taxas, possibilidade de desconto de tributos, condições mais benevolentes para a locação de carro e isenção em pedágios e estacionamento.

Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Francisco Carneiro, cada órgão de trânsito estadual terá que trazer isso para os motoristas e avaliar quais serão os benefícios desses bons condutores. 

Para aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores, o motorista terá que se cadastrar através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços do Senatran. Lembrando que depois do cadastro, terá que esperar 180 dias, para ter seus dados armazenados de forma mais segura. Caso o motorista cometa uma infração, seu nome será retirado do cadastro.

O que você achou dessa inovação? Conta pra aqui nos comentários.