Alinhamento e balanceamento: Economia para seu bolso

Por Diego Sanches

Para quem tem carro, as palavras alinhamento e balanceamento são conhecidas. Esses dois serviços são essenciais para o bom funcionamento do carro e para a segurança de todos, mas você sabia que eles também podem influenciar no consumo de combustível e desgastes no veículo?

Os grandes vilões desses serviços são buracos no asfalto e mudanças na suspensão do carro. Quando o carro passa por esses “problemas de percurso” e não são feitas manutenções, ocorre um desgaste prematuro de outros componentes.

Caso a suspensão não esteja bem alinhada, o carro acaba tendo que utilizar mais força para exercer tarefas comuns como subir uma rua, e assim acaba consumindo mais combustível. Isso acontece, pois quando o carro não está equilibrado, ele força mais um lado que o outro.

Além de ser uma forma de gasto maior, o carro sem ser balanceado e alinhado, pode ser um grande risco para todos, pois o comportamento do carro tende a estar alterado.

Especialistas recomendam que entre seis meses a um ano, seja feita uma manutenção no carro e dentro dessa manutenção, seja feito um novo balanceamento e alinhamento.  

E aí, quando foi a última vez que você fez esses procedimentos no seu carro?