Posso ser multado por conta do farol de neblina?

Por Diego Sanches

Uma das regras mais fáceis de serem lembradas por qualquer condutor para evitar receber uma multa, é que o carro deve estar com os faróis funcionando, seja este farol, as setas ou os faroletes. Mas, se o farol de neblina estiver queimado, eu posso receber uma multa?

Essa resposta é bem complicada, pois a Polícia Federal, afirma que qualquer lâmpada queimada que impeça o funcionamento correto do carro, é passivo de multa, mesmo essa lâmpada seja não-obrigatória.

Essa afirmação acaba sendo interpretada de outra forma por alguns condutores, pois o Código de Trânsito Brasileiro, não especifica se a infração se restringe às luzes ou à outras partes do carro, fazendo assim que a interpretação seja difusa.

Independentemente, de ser ou não passível a multas, é sempre bom manter todas as luzes do carro funcionando da maneira correta, e não só as luzes, mas todo o carro. Afinal, o trânsito é uma responsabilidade de todos.

Como não receber multas por conta do farol

O CTB estabeleceu umas diretrizes para padronizar os faróis usados nos automóveis, elas foram criadas para poder ajudar os motoristas a estarem de acordo com a lei e assim evitar qualquer problema de interpretação com outros órgãos de fiscalização do trânsito.

Essas “regrinhas” são a instalação de no máximo 8 faróis no carro, a proibição de aplicação de películas ou qualquer adesivo e pintura sobre as lentes dos mesmos. Outra regra é a proibição da substituição das lâmpadas por outras potências (seja maior ou menor) ou por qualquer tecnologia que não seja a original.