Como está bateria do seu carro?

Por Diego Sanches

Falaremos hoje sobre uma das peças principais para o funcionamento do carro, a bateria. Sabe-se que sem ela, uma das funções principais não acontece, ou seja, sem ela o carro não consegue nem ligar. Mesmo tendo essa “responsabilidade”, ela acaba nos deixando na mão de vez em quando, não é mesmo? Então vamos explorar um pouco sobre essa pecinha tão importante.

Além de ligar o carro, ela é responsável por toda a alimentação do caso, desde o arranque até a iluminação do carro, mas também alimenta os componentes auxiliares do automóvel, incluindo as luzes, som e demais acessórios eletrônicos.

Um dos grandes problemas e até um dos mais comuns que todos os motoristas praticamente passam é tentar ligar o carro e não conseguir, vamos listar aqui algumas situações que podem causar esse problema.

  • Bateria fraca, quando o motorista não faz uma revisão para troca da bateria, ela acaba descarregando e ficando fraca.
  • Tempo frio, quando a temperatura está baixa, é possível o carro demorar para ligar, pois para que o carro consiga fazer o arranque ele deve estar mais aquecido que o ambiente externo.
  • Deixar algum equipamento ligado dentro do carro, isso faz com a bateria acabe descarregando.

Nesses casos, a alternativa principal e aconselhável é fazer a troca imediata dela, mas caso não possa fazer essa troca imediatamente, pode ser feita uma “manobra”, chamada: chupeta. Ela consiste em você ligar a bateria que não está pegando em uma outra bateria de um carro para poder dar um choque a faça voltar, mas cuidado quando é feita errado, pode causar acidentes.

Agora, já sabemos um pouco sobre essa peça tão especial que todo carro tem, caso seu carro esteja dando esses problemas citados acima é hora de procurar uma nova bateria.