CNH com uma nova cara

Por Diego Sanches

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo visual a partir desse ano, essa mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Contran estava estudando fazer um novo modelo de Carteira há algum tempo, e chegou até a ser cogitada a inserção de um chip para melhor atender aos condutores, porém essa ideia foi abandonada. O novo modelo da CNH se baseará em padrões internacionais.

Ela contará com um QR Code, que vem escrito no verso do documento, permitindo assim utilizá-lo de forma física ou digital. O designer foi reformulado, na carteira antiga, na parte de baixo vinha os campos: Observações, Assinatura do Portador, Local e Data de Emissão; nesta nova carteira o campo Observações, será removido e adicionado uma tabela de veículos no qual o motorista tem a autorização de conduzir.

As cores também mudaram, na versão anterior a cor era um verde escuro, nesta nova versão serão tons de verde, amarelo, azul e cinza. Essas cores terão tonalidades mais fluorescentes para evitar fraudes.

A nova carteira valerá a partir de 1° de junho de 2022, o motorista terá acesso a este novo modelo quando for renovar.