Como gastar menos com combustíveis?

Por Diego Sanches

Comprar um carro, seja novo ou seminovo, requer gastar um bom dinheiro, mas o que muitas pessoas não se atentam é que para manter o bom funcionamento do carro, requer também um alto investimento.

Hoje em dia, um dos grandes percalços para quem tem carro são o preço dos combustíveis e as más condições das estradas por todo o Brasil, pois esses dois fatores quando juntos acabam quebrando qualquer finança de donos de carros. Estradas ruins exigem mais força do carro, e a força que é exigida acaba pedindo mais combustível.

Já existem empresas que nem informam mais o rendimento de seus carros para não assustar seus possíveis clientes, um caso é o da montadora japonesa, Honda.

Vamos te dar algumas dicas de como economizar o combustível do seu carro.

  • Evite fazer movimentos bruscos 

Todos nós conhecemos alguém que dá aquelas freadas em cima, que faz uma curva “voando” ou que acelera assim que o sinal abre para os carros; todas essas ações fazem com que o carro “peça” mais combustível, então evite fazer essas ações e verá que seu carro economizará combustível.

  • Saiba usar as marchas a seu favor

Todo motorista sabe que quanto menor a marcha, mais combustível será gasto, então aprenda a usar as marchas a seu favor, aprenda a ouvir quando seu carro pedir para mudar a marcha.

  • Preste a atenção aos pneus

Uma das coisas que muitos motoristas não sabem é que o bom estado dos pneus do carro interfere no gasto de combustível. Isso se dá, pois quando os pneus não estão calibrados, eles tendem a forçar mais de um lado do carro e isso faz com que o carro consuma mais combustível. Então procure sempre manter os pneus do seu carro calibrados e alinhados.

  • Procure sempre fazer manutenções

Já dizia aquele velho ditado, é melhor prevenir do que remediar, sempre que puder faça uma revisão no seu carro e, se precisar de manutenção se atente em fazê-la, pois quando o carro não está legal, ele acaba exigindo muito e gastando ainda mais combustível.

  • Procure abastecer em um posto conhecido

Existem muitos postos e até uns bem mais baratos que outros, mas isso pode ser um sinal de adulteração de combustível. Muitos postos usam dessa “estratégia” para poder aumentar seu estoque de combustível e assim vender mais. Então, sempre procure abastecer seu carro em postos conhecidos.

Essas foram algumas dicas de como economizar combustível, agora só depende de você.